O melhor chá para Inflamação no Útero

A inflamação no colo do utero ou cirvicite, é uma condição que normalmente só é diagonisticada através de uma citologia vaginal, popularmente conhecido como o Papanicolau.

Mas também é possivel através de outro exame, a Colposcopia usando uma técnica que permite visualizar o colo do útero com uma luz brilhante e com amplificação, usando um Colposcópio.

Normalmente esta inflamação é tratada com antibióticos e anti-inflamatórios, mas também existem alguns tratamentos naturais, como os chás, que podem ajudar a curar a infecção.

Neste artigo vamos apresentar o melhor chá para Inflamação no Útero.

Colposcopia é a técnica que consiste no exame de colo de útero, aplicando uma solução de 3% a 5% de ácido e lugol na área afetada

No exame, o médico ou enfermeiro mantém o colo do útero aberto e o banha com uma gaze embebida de ácido. Passado um minuto, as lesões pré-cancerosas aparecem tomando uma cor esbranquiçada, podendo ser vistas através do colposcópio.

DE: Wikipédia – Colposcopia

Sintomas da inflamação no colo do útero

Sintomas da inflamação no colo do útero

Por vezes este tipo de inflamação pode não apresentar sintomas, e a paciente só sabe que sofre deste mal, quando faz os exames já acima mencionados. Contudo, existem casos em que pode sim existir alguns sintomas, como os seguintes:

  • Irritação/ardor na zona da vulva e vaginal
  • Vermelhidão no local
  • Dor pélvica
  • Corrimentos com tons fora do comum (amarelo, castanho)
  • Mau odor
  • Sangramento fora do periodo menstrual e/ou após a relação sexual
  • Febre
  • Dor ao urinar ou no contato intimo

É muito importante estar atenta a qualquer destes sintomas, pois por vezes podem até indiciar outra doença ou inflamação mais grave.

Também o não tratamento desta inflamação, pode provocar alguns casos mais sérios como por exemplo, a perda de fertilidade.

Poderá gostar: Dor no pé da barriga

Causas da inflamação no útero

Causas da inflamação no útero

Normalmente, as causas para este tipo de infecção, muitas vezes estão relacionadas com lesões provocadas por traumas, ou microorganismos nocivos para o organismo. As causas mais frequentes são: 

  • Doenças sexualmente transmissiveis, como a gonorreia ou o HPV (Vírus do Papiloma Humano).
  • Fungos que existem naturalmente na flora vaginal, como o Candida, também ele responsável pela Candidíase.
  • Alergias provocadas por produtos quimicos, como os produtos para higine intimas ou espermicidas. Os tampões também se incluem.
  • Alergia a contraceptivos de barreiras, como os preservativos masculinos e femininos.
  • Falta de higiene ou então excesso, com duches na zona que alteram o ph natural.
  • Lesões causadas pelo parto ou durante o acto sexual.

É importante que a prevenção desta inflamação seja feita. Adaptar uma estilo de vida saudável, com alimentação cuidada e prática de exercicio fisico são sem duvida ferramentas de prevenção, pois fortalece o sistema imunitário. Realizar o exame do Papanicolau periodicamente ajuda também a prevenir e/ou ajudar no diagnóstico.

Útero inflamado é perigoso?

Qual o melhor chá para inflamação no útero?

Não é perigoso, mas quando não tratado, pode expandir-se para outras zonas, como as trompas e os ovários, tornando assim a situação mais grave. Por isso é fundamental, estar atenta aos sintomas e se for o caso, avançar para o tratamento logo que possa.

Qual o melhor chá para inflamação no útero?

Existem vários ingredientes naturais para tratar a inflamação no útero, eis alguns exemplos:

Tanchagem – também conhecida como transagem, o chá desta erva é um conhecido ajudante no emagrecimento devido à sua acção diurética, mas também pela sua eficiência no combate de infecções no útero. Também é usado para inflamações nos ouvidos, olhos, bexiga, hemorroidas, entre outras.

Uxi amarelo – Proveniente da Amazónia, esta árvore tem propriedades no combate a infecções uterinas. É usado também no tratamento de infertilidade feminina, fortalece o sistema imunitário, ajuda a eliminar lombrigas e combate o envelhecimento precoce.

Camomila – É conhecido pela redução de ansiedade, mas também ajuda no tratamento de problemas uterinos devido à sua acção anti-inflamatória. Também tem efeito benéfico contra as cólicas menstruais.

Nozes – o chá de cascas de nozes, para além de ajudar a reduzir os niveis de colesterol e eliminar a nicotina do sangue, também ajuda na cura de feridas e inflamações no útero.

Depois destes quatro exemplo, deves estar a perguntar “Mas qual o melhor?”. Bem, o mais eficaz é o da Tanchagem.

Receita de chá para limpar o útero e ovários

A limpeza do útero e dos ovários, normalmente é procurada por quem tem dificuldade em engravidar. O chá que irei revelar a seguir também trata os quistos nos ovários, endometriose e menstruação irregular.

O melhor chá para limpar o útero e os ovários é o Uxi amarelo com a erva Unha de gato. Vai aqui a receita:

  • 2 colheres cheias de Uxi amarelo e Unha de gato (juntos)
  • 1 litro de água

Colocar as 2 colheres de folhas e raizes em água previamente fervida e aguardar aproximadamente 10 minutos, depois coar e tomar.

Nota: Se não tiver folhas nem raizes das plantas, pode optar pelo pó que pode ser comprado em qualquer ervanária.

Não se deve tomar este chá se está grávida ou a amamentar.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.