Ferida dentro do nariz
Por vezes podem surgir feridas dentro do nariz que se devem a vários fatores. Causam mesmo desconforto, e a tendência é tentar tirá-las, o que às vezes podem ainda causar mais desconforto e adiar a cicatrização.
Saiba ao longo do artigo o que provoca o aparecimento de feridas dentro do nariz e quais os tratamentos mais eficazes.
Causas das feridas dento do nariz
As causas podem ser variadas, e por vezes poderá nem ser preciso recorrer a ajuda médica. Se as feridas forem recorrentes, então aí será melhor falar com o seu médico de família de forma a perceber o porquê do aparecimento constante de feridas nasais. Veja algumas causas associadas a feridas dentro do nariz:
Temperatura do ambiente – A diminuição bruscas de temperatura pode provocar lesões dentro do nariz, principalmente no inverno. O ar muito seco também provoca feridas nasais.
Défice de nutrientes – Por vezes a ausência de um determinado nutriente para o nosso organismo, poderá desencadear lesões no nariz, bem como nos ouvidos
Substâncias tóxicas – O fumo e a poluição do ar estão ligados diretamente com o aparecimento de feridas nasais interiores. Também algumas substâncias presentes em sprays nasais podem provocar alergia ao paciente, provocando feridas, sem ele mesmo saber da alergia.
Irritação dos folículos – No interior do nariz existem pelos, e quando são arrancados podem provocar lesões.
Piercings – Por vezes os furos podem provocar uma infeção, tendo como consequência o aparecimento de feridas no interior do nariz
Constipação ou gripe – O simples ato de limpar o nariz poderá desencadear feridas quando é feito em excesso, o tipo de lenço usado também pode ajudar ao aparecimento das feridas. Bactérias também ajuda a que esta situação piore.
Rinite e Sinusite – Estas duas doenças também provocam o aparecimento de lesões no interior do nariz.
Herpes – O nariz também pode ser alvo de herpes, pois é uma zona bem sensível e muito próxima da boca, onde a contaminação se pode expandir.
Existem alguns sintomas que tornam evidente a presença de feridas, sem ser apenas pelo toque.
Os sintomas são aparecimento de inchaços, vermelhidão, irritação e comichão. Estas feridas por vezes tendem a doer quando tocadas. As feridas nasais podem estar acompanhadas de secreção de sangue e/ou pus.
Também interessante:
- Ferida na gengiva – Causas e tratamento eficaz
- Qual a melhor pomada para ferida na boca?
- Gosto de sangue na boca. O que pode ser?
- 9 Primeiros Sintomas de Gravidez [Atualizado 2018]
Tratamento para as feridas nasais
O tratamento dependerá sempre da causa, por isso convém saber o que provoca as feridas para assim saber qual o procedimento mais adequado. Procure sempre a ajuda de um profissional de saúde, e não se automedique, visto que o nariz sendo vascular ira imediatamente absorver o medicamento e se não for o adequado pode piorar a situação. O tratamento deverá começar o quanto antes para as feridas não se propagarem.
Uma solução que ajuda imenso no tratamento das feridas dentro do nariz, é enxaguar com água. Vai manter a zona limpa e fresca. As suas mãos deverão estar sempre limpas e se possível
desinfetadas, pois as bactérias que podem estar presentes nas mãos, podem fazer com que as feridas fiquem ainda piores.
Outra dica, que vale para outras doenças, é que pode incluir na sua alimentação, vitaminas que reforçam o sistema imunitário, que irá prevenir o aparecimento e tratar as feridas, veja alguns exemplos:
- Zinco – Ostras, carnes, sardinha, atum, marisco, centeio, aveia e nozes.
- Vitamina A – Cenouras, gema de ovo, sardinhas, batata-doce, papaia e pêssegos.
- Vitamina C – Couve, mamão, frutas cítricas, espinafres, pimentão e morangos.
- Vitamina E – Ácidos gordos do peixe, amêndoa, sementes de girassol, amendoim e avelãs.
- Vitamina B6 – Banana, peito de frango, peixes de água fria, grão-de-bico e batata assada.
- Vitamina D – Óleo de fígado de bacalhau, Salmão cozido, marisco, carapau e ovo cozido.
- Ferro – Brócolos, frutos do mar, fígado, carne vermelha e feijão.
Meu nariz está ferido e com sengue,dói muito não consigo dormir,o q faço?
o melhor é contactar um médico. obrigado