Artroscopia de joelho – Tudo sobre a famosa cirurgia

Com a ajuda da tecnologia a maioria das cirurgia de joelhos podem ser realizadas através de técnicas modernas de cirurgia por vídeo, sendo bem menos evasiva, hoje nomeada como a artroscopia.

A Artroscopia de joelho é uma cirurgia feita apenas por duas mini-incisões, sendo realizadas uma em cada lado do joelho, não maior que 5 mm em cada lado, através desses orifícios é introduzido um artroscopio, que é um instrumento óptico acoplado por uma câmera que transmite imagens em alta resolução para um monitor, onde o médico consegue visualizar tudo.

Através do outro orifício é inserido os instrumentos cirúrgicos que permite que o cirurgião ortopedista trate a lesão.


Indicações de Artroscopia de joelho:

Indicações de Artroscopia de joelho

  • A cirurgia de Artroscopia é uma cirurgia que repara lesões intra-articulares.

Nesse sentido, confira as indicações mais comuns para o tratamento:

  • Ligamento dos joelhos;
  • Reparo dos tendões, instabilidade do ombro e cartilagem;
  • Impacto do quadril e tornozelo;
  • Biópsia de tecidos intra-articulares.

As articulações podem também servir de método para diagnosticar lesões nos joelhos.


Contra-indicações de Artroscopia

Contra-indicações de Artroscopia

A artroscopia não pode ser feita em caso de ferida na pele ou ser houver infecção na pele próxima que será operada, em caso de distúrbio ou sangramento grave, em alguns casos pode ser solicitado a utilização de coagulantes.


Como ser preparar

Acima de tudo, o médico precisa ser informado de algumas informações importantes, antes do procedimento, tais como:

  • Medicamentos que possui alergia;
  • Tomar remédios de maneira regular;
  • Histórico de infecção;
  • Possibilidade de gravidez;
  • Problemas vasculares como hemorragias ou trombose;
  • Outros problemas de saúde.

Assim, o médico deve ser informado de quaisquer preocupações que venha trazer complicações para o procedimento, dos possíveis riscos, e do procedimento que será realizado, exames pré-operatórios serão realizados para a segurança do seu procedimento.

Caso a cirurgia de artroscopia for realizada no quadril, tornozelo ou joelhos o médico provavelmente pode solicitar a utilização de muletas, após a realização do procedimento cirúrgico. Se a cirurgia ocorrer nos cotovelos ou ombros, o uso de tipoia pode ser recomendado, a artroscopia pode ser realizada por um cirurgião ortopedista.

Poderá gostar: Os riscos assustadores da cirurgia bariatrica que ninguém lhe conta!


Como é realizado o procedimento

Como é realizado o procedimento

Será solicitado a remoção de todos os adornos, será preciso utilizar uma roupa hospitalar, um sedativo será administrado antes do procedimento, para ajudar o paciente a relaxar. Os pelos do local operado, serão removidos, um anestesista vai ter orientar enquanto ao procedimento.

Tudo isso depende da articulação que vai ser operada, para restringir o fluxo sanguíneo será utilizado um tomiquete temporário, para que o sangramento não atrapalhe nem restrinja a visualização de todas as estruturas.

Durante a cirurgia é feita a irrigação geralmente com soro fisiológico, onde é usada para expandir o espaço em toda a articulação para melhorar a visão de todo o conjunto, um baixo fluxo de solução é utilizada para melhorar o procedimento de limpeza de todos os detritos de sangue, para que o médico possa avaliar sua articulação.

Sendo inserido o artroscópio, o médico é capaz de visualizar toda articulação por dentro por meio de um monitor no vídeo, a sua articulação poderá ser dobrada para que a equipe possa ver em diferentes ângulos.

Pode ser feita outras incisões durante o procedimento que será realizado, a cirurgia pode levar em média 15 minutos para ser realizada mais também pode levar 1 hora, tudo depende do caso do paciente.

Não há necessidade alguma de internação ou pernoite para realizar a artroscopia, contudo, na realidade tudo vai depender da articulação que será operada.

Poderá gostar: Cirurgia plástica abdominoplastia


Recuperação do Paciente

Logo depois da realização do procedimento, pode ocorrer hematomas na pele que ocorreu a incisão, porém é temporário, tende a desaparecer em duas semanas, deve informar o médico sobre os possíveis inchaços e sangramentos.

Nesse sentido, o repouso é fundamental e necessário por alguns dias, entre 7 e 14 dias acontece a remoção dos pontos, deve-se colocar gelo no local afetado e utilizar atadura para comprimir o inchaço, analgésicos serão prescritos para aliviar possível dores, dependendo do procedimento será necessário a realização de fisioterapia, o médico ortopedista vai informar o momento que o paciente deve retornar a rotina normal.


Possíveis complicações durante a Artroscopia de joelho

Possíveis complicações durante a Artroscopia de joelho

Sangramento dentro das articulações, dor, rigidez e infecção nas articulações podem ocorrer durante a realização e depois do procedimento. Do mesmo modo, podem ocorrer também coágulos nas veias.

Assim, o médico deverá ser informado imediatamente se houver:

  • dor ou inchaço contínuos;
  • sangramento abundante no local das incisões;
  • vermelhidão, inchaço, sensação quente no local da cirurgia;
  • saída de pus da área à volta da incisão e se houver febre ou calafrios.

Gestantes podem fazer?

Não se verifica contraindicação formal na realização de artroscopia em gestantes, contudo, por norma, não se verifica uma urgência para a realização do procedimento. Nesse sentido, a cirurgia é postergada e realiza-se depois do término da gestação, na grande maioria das vezes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.